segunda-feira, 10 de maio de 2010

Ser esportista, praticar o esporte e os CIEPs e CIAPs



Mens sana in corpore sano[i].

Praticar o esporte como?

Em Curitiba ainda temos muitos lugares livres, ainda que alguns “nobres” poderiam ser aproveitados para a construção de áreas esportivas, evitando-se novos espigões e garantindo-se áreas de redução de calor[ii] (se quadras verdes, gramadas, abertas) e absorção de chuvas.

A cidade de São Paulo já usou seus espaços de fundo de vale como áreas de lazer, hoje até esses lugares estão asfaltados, cobertos de prédios ou ocupações, áreas que salvavam a cidade de grandes inundações e viabilizavam a prática do futebol “de várzea”[iii].

A violência cresce sem parar e vemos nossas autoridades quase declarando impotência diante dessa realidade tétrica. Temos muitas ações públicas e de ONGs, privadas, falta algo em favor do esporte amador, esporte para descarregar energias juvenis e desenvolver espírito esportivo sadio.

Assim vemos com entusiasmo a mídia nacional dos Jogos da Cidade[iv] (cidade de São Paulo). Santa Catarina vai para a 49ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina[v], sem o destaque que isso mereceria. Observamos o JASC (nasci em Blumenau) desde seu início, época em que SC dava pouco valor para o futebol profissional...

Talvez esteja faltando a retomada firme, enérgica e prioritária (diante da fábula de dinheiro que se pretende gastar para alguns dias de Copa do Mundo) da construção de estádios populares para a prática do esporte amador, quem sabe refazendo o conceito dos CIEPs[vi]. Com Darcy Ribeiro e Leonel Brizola e projeto de Oscar Niemeyer tivemos essa excelente idéia (Os CIEPS deveriam ser equipados com salas de aula, quadra poli-esportiva, biblioteca, consultório dentário, cozinha, banheiro com duchas e, em alguns, com piscina), que no Governo Collor ganhou padrão nacional (CIAP[vii]). Infelizmente a instabilidade política, a inflação e a penúria em que vivemos nesses tempos recentes inviabilizaram essa magnífica idéia de Darcy Ribeiro, que poderia ser retomada dentro de uma estratégia conjunta de diversos ministérios federais e secretarias estaduais e municipais.

O ensino e educação, do primeiro e segundo graus, são extremamente importantes, pois além de aprender a ler e escrever e estudar algo básico de outras ciências, é no tempo de formação física e mental do futuro adulto. As escolas e seus mestres, nessa etapa de criação do cidadão brasileiro, devem ser primorosos.

O terceiro grau pode até ser privatizado totalmente (com bolsas de estudo para os que delas necessitarem), mas para os dois primeiros estágios escolares os municípios, estados e a União deveriam fazer um esforço conjunto de aprimoramento da rede pública, quem sabe retomando as idéias do Dr. Darcy Ribeiro, acrescentando detalhes aos CIAPs que lhes dêem magnitude e eficácia em cidades, que aos poucos estão se transformando em selvas de pedra cheias de selvagens do asfalto, inviabilizando espaços importantíssimos.

É hora de investir no esporte amador nas escolas públicas e garantir ambientes importantes à saúde física e mental dos nossos futuros cidadãos.

Cascaes
10.5.2010
--------------------------------------------------------------------------------

[i] http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:_P6Yu0wFcPQJ:pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano+mens+sana+in+corpore+sano&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
[ii] http://mirantedefesacivil.blogspot.com/2010/02/cidades-e-ilhas-de-calor.html
[iii] http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:LFTmuTzQFy8J:pt.wikipedia.org/wiki/Futebol_de_v%C3%A1rzea+futebol+de+v%C3%A1rzea&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
[iv] http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/esportes
[v] http://www.jasc2009.com.br/
[vi] http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:FldC-8OKZEwJ:pt.wikipedia.org/wiki/Centros_Integrados_de_Educa%C3%A7%C3%A3o_P%C3%BAblica+ciep&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
[vii] http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:rPKTrOlH7m8J:www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb11.htm+ciep+federal+%22collor%22&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

Um comentário:

Francisco Pucci disse...

A ideia é excelente. No Rio de Janeiro de Brizola funcionou perfeitamente. Pequena amostra do que deveria ser a moda da educação nacional.
Um abraço.
Francisco Pucci