terça-feira, 27 de novembro de 2012

O bom governo necessário e justo



A Presidência da República surpreende grandes empresas que pareciam tranquilas em relação a seus direitos e ela própria se assusta cm os inquéritos divulgados e feitos pelo Ministério Público Federal com o apoio da Polícia federal.
Não é surpresa para quem observa o cenário técnico e cansou de ouvir “off record” situações que se comprovaram inúmeras vezes. Acreditávamos, aqueles que foram jovens na década de sessenta, que a redemocratização do Brasil seria a salvação de nosso povo, vimos que enriqueceu “guerrilheiros”, banqueiros, outros “...eiros” e manteve milhões de brasileiros no nível invisível da miséria e facilmente explorado pelos demagogos.
Precisamos entender que trabalhar com honestidade e competência é bom para todos.
Todos: miseráveis, classe média, milionários etc. dependem de serviços essenciais. Até jatinhos executivos precisam de bons aeroportos. O povo implora por creches, escolas, segurança, transporte coletivo e a oportunidade de algum lugar para morar com água, eletricidade, esgoto, coleta de lixo, telecomunicações, posto de saúde, segurança, emprego...
Passamos por uma década de facilidades enormes quando muitos problemas poderiam ter sido resolvidos. Infelizmente os muitos braços da corrupção travaram a evolução do Brasil, deixando nosso povo a rezar, torcendo por times de futebol e festejando esmolas oficiais.
No Setor Elétrico vemos os efeitos da Constituição Federal quando interessam aos poderosos. O Mercado Livre de Energia é para quem?
O povo fica com os restos.
Um ponto de análise de governantes e políticos é a concessão de serviços públicos. A regulamentação dessa área é mal feita e surpreendentemente não criaram alternativas para empresas estatais, públicas, onde o povo é o grande acionista. Na lógica neoliberal os governos não prestam e devem ser limitados ao extremo.
Com certeza muitos motivos existiram para que isso acontecesse, mas o extremo da crença das maravilhas do “mercado” também desmoronou com a crise internacional que estamos passando. A corrupção e a desonestidade monstruosa de elites privilegiadas desmontam países onde foram vender projetos, emprestar dinheiro e agora cobram rigorosamente até ofendendo as vítimas do “oba oba” mercantilista.
Maravilhosamente o Brasil parece ser finalmente administrado de forma mais técnica e com mais rigor. Nossa Presidenta Dilma Rousseff herdou um pesadelo que aos poucos vai descerrando e a imprensa livre e as redes sociais mostram, após o trabalho do Ministério Público e da Polícia Federal.
Nossa esperança é que ela seja, antes de tudo, leal ao povo que precisa de um bom governo. Isso só será possível com a desratização de Brasília. Nos estados e municípios deveríamos ter um espelho desse comportamento, tão importante para o Brasil século 21.
Não queremos passar por processos de entronização da ditadura e culto à personalidade. Seres humanos têm fragilidades, mais ainda quando cercados por bajuladores ou pessoas a serviço de terceiros.
Com certeza Sua. Excia. Dilma Rousseff conhece os meandros do poder. Se assumiu compromissos no passado, por favor, esqueça-os, exceto um, trabalhar para um Brasil melhor.
Está evidente para todos os brasileiros o desespero daqueles que imaginavam ter privilégios por um passado de lutas contra o período militar.
Ninguém pode estar acima da lei, inclusive pessoas idolatradas por grupos ingênuos e incapazes de entender o verdadeiro significado da democracia séria e responsável.
Muitos se colocaram no jogo do crime organizado acreditando na própria esperteza, o STF mostrou que isso não é tudo, nem bancas de advogados famosos salvaram pessoas já carimbadas de diversas maneiras.
É hora de um Brasil melhor.

Cascaes
27.11.2012


Nenhum comentário: