segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Juros absurdos e nosso povo humilhado



O povo brasileiro foi iludido e massacrado durante décadas. Talvez o Plano Collor tenha demonstrado nossa incapacidade de reação, serviu de avaliação de combatividade e facilitou outras ações inconcebíveis em nações mais esclarecidas.
Entre os setores mais agressivos aconteceu a estratégia de manter juros elevadíssimos, até em empréstimos consignados, sabendo-se que não costumamos fazer contas precisas de custos e benefícios.
Pouco brasileiros deixaram de cair nas armadilhas criadas para pegar mutuários, avalistas, compradores, turistas etc. na arapuca criada com os juros estratosféricos criados e mantidos durante tanto tempo no Brasil. Nosso Brasil foi castrado por manipuladores de opinião pública e simplesmente aceitou, quando não tinha como reagir, dívidas impagáveis. Fomos colocados na vala comum dos bandidos se, simplesmente, perdemos durante algum tempo o controle de nossas contas.
Instituições de apoio a emprestadores tinham (e parece que ainda possuem) mais poderes que o próprio Poder Judiciário.
A montanha de dinheiro desviada para os cofres nacionais e estrangeiros dos especuladores e agiotas formais teria resolvido nossos problemas mais graves se esse assunto não estivesse sob o controle de uma ortodoxia inacreditável e arrogante. Cansamos de ver e ouvir autoridades federais elogiando a política econômica, deixando de explicar que a inflação tem diversos motivos. Desde a criação de taxas de importação nem sempre razoáveis, uma maneira especial de fechar fronteiras, ao não investimento em infraestrutura. Sucateamos a Educação Técnica, desacreditamos produtos nacionais com fiscalizações simbólicas etc. e permitimos que todo tipo de cartel e monopólio mandasse e desmandasse em seus preços (isso ainda existe?).
Há muito tempo o que se fez no Governo Dilma Rousseff deveria ter acontecido, assim não estaríamos agora falando o que escrevemos.
Os juros, graças ao atual governo, devem cair assim como tarifas e taxas, assim esperamos, atuando com vigor na legislação existente, ainda que simplória e primária. Leis mal feitas precisam de regulamentação inteligente e a distribuição de poderes analisada com cuidado. É querer demais exigir que a Presidência da República seja responsável por assuntos que variam tremendamente de região a região, sendo que muitos não lhe competem.
De qualquer forma o pior foi a situação criada pela longa noite dos juros absurdos. Em ambientes fechados descobrimos atitudes criminosas de alguns bancos, só não podendo receber esse qualificativo diante dos furos e tolerância dos legisladores. Um banco, pelo menos, parece ter contratado 42 advogados para descobrir falhas na legislação existente e aumentar seus lucros, o boato é este.
Se o Governo descobriu uma forma de acalentar seus eleitores, no Congresso Nacional provavelmente existia a esperança de aguardar por mudanças políticas para “descobrir” o que poderia ser feito.
A verdade é que nessas décadas “non sense” os brasileiros foram humilhados e perderam recursos que seriam extremamente importantes para suas vidas privadas e comunitárias, assim como ganhamos um atraso tremendo em obras de infraestrutura, pois os custos financeiros pesavam muito.
O famoso “custo Brasil” tem várias causas. Vai da Legislação prolixa e “moderna”, viabilizando uma burocracia colossal, à instabilidade regulatória. Ou seja, um país que poderia estar em nível muito superior patinou em carimbos, protocolos, agências reguladoras etc.
Precisamos de boas administrações técnicas. O discurso ideológico se esvaziou e se mostrou inútil. Os poderosos dominam a arte de cooptar até gente com um passado diferente, nacionalista. Os empreendedores mais humildes sofrem os rigores plenos de qualquer tipo de exigência.
É bom estudar com atenção as decisões de países desenvolvidos para enfrentar a crise econômica mundial. Notaremos que o figurino brasileiro só acontece onde realmente o desespero é total, podemos ter certeza, contudo, que a agiotagem será controlada nos mínimos detalhes.

Cascaes
12.11.2012

Nenhum comentário: