domingo, 11 de novembro de 2012

A corrupção é tema mundial


A corrupção virou tema político mundial
A crise econômica em que vivemos  serviu para mostrar costumes inconvenientes que dominam diversos países afetados pela desonestidade de suas “elites”.
No Brasil o Mensalão mostrou um pouco, muito pouco do que existe em nosso país. Lá fora o tema é motivo de manchetes e correções de governo  [ (China's Bo Xilai under criminal investigation, state news reports, 2012), (Corrupção custa 60 bilhões de euros por ano para Itália, 2012), (Corrupção contribuiu para crise em zona do euro, diz Transparência Internacional, 2012), (Trabalho Interno)].
A confusão da década de oitenta, criada pelos embates ideológicos, quando se dizia que “os fins justificavam os meios”, educou mal uma geração de líderes. Tudo isso sem esquecer os tempos de imperialismo e racismo, quando as guerras e anexações além dos fuzilamentos, fornos crematório e campos de concentração mostraram o lado pior da personalidade humana.
Atualmente o comportamento do Partido Republicano nos EUA é mais do que radical, é assustador. Felizmente não assumiu a Casa Branca (Krugman).
No Brasil ensaiam o endeusamento de criminosos que provocaram situações caóticas em nosso país. De todos os possíveis crimes ainda não investigados apropriadamente está o prolongamento da longa noite da agiotagem, período em que banqueiros e especuladores desviaram fortunas que não foram usadas para fazer o que nosso povo precisava.
Descobriram um terceiro componente para entorpecer os brasileiros, o fanatismo religioso. Acreditando em milagres, rezas e doações esperavam ganhar compensações divinas. Juntando isso ao eterno “pão e circo” a estratégia política funcionou perfeitamente a favor de quem dispunha de poder. Evidentemente o radicalismo político contribuiu muito assim como a concentração de ações corporativas, onde o que importava era aumentar os benefícios dos “companheiros” e ganhar um pouco do bolo criado.
Temos desafios colossais, facilmente perceptíveis quando visitamos com frequência comunidades fragilizadas pela desatenção governamental. Ficamos imaginando quanto poderia ser feito com as verbas  “a fundo perdido” dedicadas aos circos...
Felizmente parece que algo está mudando.
Talvez não exatamente da forma que apreciaríamos ver, mas só quem está no comando sabe e sente as pressões dos poderosos. Ou damos um voto de confiança ao Governo ou procuramos argumentos para combatê-lo, pois com certeza algo fará de estranho. No comando de um país como o Brasil a habilidade de negociar e a capacidade de decidir são coisas que não se revelam simploriamente, executa-se e espera-se pelos resultados.
Transparência? Sim, lógico, pois em detalhes poderemos ver indicadores que poderão mostrar a “esperteza” dos eternos manipuladores de influências.
Estamos ainda em meio à marola, precisamos de máxima atenção ao que se faz para não morrer afogados.  Notam-se mudanças, a que levarão?
Cascaes
9.11.2012
Corrupção contribuiu para crise em zona do euro, diz Transparência Internacional. (6 de 6 de 2012). Fonte: Economia: http://economia.ig.com.br/criseeconomica/2012-06-06/corrupcao-contribuiu-para-crise-em-zona-do-euro-diz-transparencia-internacional.html
Corrupção custa 60 bilhões de euros por ano para Itália. (9 de 11 de 2012). Fonte: O Globo: http://oglobo.globo.com/mundo/corrupcao-custa-60-bilhoes-de-euros-por-ano-para-italia-6413814
Cascaes, J. C. (s.d.). Trabalho Interno. Fonte: Livros e Filmes Especiais: http://livros-e-filmes-especiais.blogspot.com/2012/01/trabalho-interno.html
Jiang, S. (27 de 10 de 2012). China's Bo Xilai under criminal investigation, state news reports. Fonte: CNN: http://edition.cnn.com/2012/10/26/world/asia/china-politics-bo/index.html
Krugman, P. (s.d.). Colunas - Paul Krugman. Fonte: O POVO online: http://www.opovo.com.br/colunas/paulkrugman/




Nenhum comentário: