domingo, 6 de março de 2016

Lava Jato - esperança de Justiça



A evolução da Justiça
Ao longo da história da Humanidade o culto à lealdade e aceitação dos caprichos dos chefes (reis, padres, pastores, imperadores, proprietários de terras etc.) foi a base de organização de clãs a nações. A ignorância e a falta de meios de comunicação eficazes mantinham o povo na dependência daqueles que pretensamente sabiam das coisas e os protegiam.
Grandes chefes apoiados em milícias, tropas, janízaros, guardas pretorianos, mercenários, fanáticos etc. e relativamente bem armados e protegidos por castelos e fortalezas assustavam a plebe e a “protegiam” quando invasores chegaram.
Saqueadores, cobradores de pedágios, impostos, taxas estabeleciam micro governos.
Grandes invasões, guerras de dominação e conquista de escravos criaram ascendência de povos e genocídios que acontecem até hoje em dia. Desculpa? Cor, raça, clã, religião, ideologia etc.
Paralelamente, de forma tímida, as leis começaram a ser criadas. O Poder Judiciário, criado lentamente, teve altos e baixos nos países agora mais desenvolvidos; surpreendentemente essas nações recentemente sofreram períodos ignominiosos como, por exemplo, nos tempos fascistas.
A Justiça para merecer esse nome precisa ser universal, ampla, irrestrita. Nada pior do que o sentimento de castas, saber que existe gente acima das leis. Isso é extremamente importante para a construção, regulamentação e aplicação de leis razoáveis. Mais ainda, é fundamental que a jurisprudência se afaste dos poderes econômicos... Se os fazedores de remédios não tomam suas receitas, como seremos tratados?
No Brasil estamos passando pela prova dos nove em nossas leis, cadeias, penitenciárias, jurisprudência, ações coercitivas e moralizadoras em torno do Poder Judiciário.  Cansamos de ver gente pondo e dispondo de seus piores caprichos. Começar a moralização pelos porteiros?
É maravilhoso descobrir que autoridades suspeitas estão sujeitas a leis comuns. Isso será uma esperança de progresso real?
Infelizmente esses privilegiados ameaçam até com guerras civis quando afetados pela Lava Jato, por exemplo. Outros ameaçam demolir o Brasil se forem tocados; as ameaças acontecem em todos os sentidos. A Corte esperneia.
Felizmente nosso povo já não é refém de revistas e novelas. Futebol ainda fanatiza, religiões procuram criar rebanhos, mas o ser humano é singular. Que mistérios governam as cabeças dos brasileiros?
Estamos em um momento delicado, o cheque mate foi dado em cima de indivíduos que poderiam ser diferentes. Tiveram oportunidade para dar bons exemplos, erraram.
Como qualquer mortal é hora de prestar contas ao Poder Judiciário. Para sorte dos brasileiros já temos uma geração incrível de policiais, auditores, promotores e magistrados.
Parece que enxergamos o fim desse túnel que parecia conduzir a uma cloaca.
O Brasil precisa aplaudir e apoiar a Operação Lava jato. Chega de privilégios absurdos e comportamentos incrivelmente corruptos.

Cascaes
5.3.2016


Nenhum comentário: