quarta-feira, 26 de junho de 2013

Catracando

Aferição e avaliação de sistemas de faturamento e a manifestações populares
Algo inacreditavelmente ingênuo no Brasil é a provável ausência de sistemática de auditoria e aferição de sistemas e componentes de medição de faturamento.
Serviços essenciais cobram custos que os chefes de família, empresário e até pessoas extremamente humildes pagam sem que saibam de serviços de auditorias e verificações de precisão, confiabilidade e inviolabilidade em sistemas (homem – máquina) que lastreiam faturas, tarifas e subsídios.
No Setor Elétrico essa é uma tradição que não encontramos nos demais serviços. Com toda a experiência, mesmo assim, os consumidores foram surpreendidos pela descoberta de que os responsáveis pelas tarifas de energia erravam, levando a mudanças de gerência na ANEEL.
E na telefonia, lixo, água e esgoto, transporte coletivo, sistemas de saúde etc.?
As manifestações que iniciaram com o MPL cobrando tarifas de transporte coletivo urbano razoáveis começam a provocar o zeramento de impostos e programas de subsídios.
E as planilhas e sistemas de catracas, processamento de dados, computadores e tudo o mais que formam as tão queridas “bilhetagem automática” e planilhas? As catracas automáticas e seus computadores, tão importantes que foram cláusula especial no edital de licitação de outorga de concessões em Curitiba, são seguras, confiáveis e precisas?
Aliás, Curitiba é um caso especial de atenção, ou melhor, exige um trabalho técnico por profissionais habilitados e competentes e de idoneidade reconhecida e garantida (seguradoras?).
Aqui as manifestações do MPL (MPL - Movimento Passe Livre) e de entidades associadas têm anos de existência, sem, entretanto, obterem ressonância adequada. Agora, graças à mobilização nacional em muitas cidades o tema volta com muito mais força.
E as catracas?
As catracas são aferidas? Como? Quem? São invioláveis? Qual é a precisão delas? E o resto do sistema, inclusive os funcionários que manuseiam o sistema, é confiável, seguro, bem preparado e equipado?
A melhor forma de confiar é desconfiando. É burrice aceitar créditos simplórios quando se mexe com tanto dinheiro.
Vamos insistir na luta pelo saneamento dos sistemas de transporte coletivo urbano, só para começar.
A inoperância de agências reguladoras e até dos ministérios públicos é algo assombroso. A omissão matou centenas de jovens em Santa Maria e em São Paulo, em Congonhas, a TAM  deu-nos uma tragédia impressionante.
Pior, entretanto, foi sentir o desamparo político em que mergulhamos. Parece até algo contagioso, uma praga. A grande maioria dos políticos eleitos para representar o povo muda de comportamento a partir do momento dos rituais de posse. Aliás, nosso povo adora solenidades pomposas, rituais de passagem, infelizmente essas passagens custam muito caro para os brasileiros.
Maravilhosamente nossos jovens estão mobilizados. Agora até centrais sindicais acomodadas acordaram, anunciando à Presidência que, para não serem alvo de campanhas e movimentos populares, deverão fazer greves nacionais a favor de pautas antigas.
Os governantes deverão tomar juízo, começando por não nomear indivíduos suspeitos como vimos acontecer no Paraná (Richa nomeia pivô do caso da sogra fantasma como secretário, 2013). Aqui a atitude de prefeitos e do Governador parece ser a de que as manifestações não lhes afetam. Estão pondo gasolina na fogueira...
Queremos viver num Brasil justo, sério e responsável.
Nossos políticos dão sinais de acordar em Brasília, e aqui?
Cascaes
26.6.2013

KARLOS KOHLBACH, E. L. (26 de 6 de 2013). Richa nomeia pivô do caso da sogra fantasma como secretário. Fonte: Gazeta do Povo: http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?tl=1&id=1385441&tit=Richa-nomeia-pivo-do-caso-da-sogra-fantasma-como-secretario
MPL - Movimento Passe Livre. (s.d.). Fonte: Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_Passe_Livre




Nenhum comentário: