"Jacqueries" refere-se a revoltas camponesas violentas que ocorreram no norte da França em 1358 durante a Guerra dos Cem Anos. Elas foram motivadas pela exploração feudal, pobreza, fome, peste negra e o aumento de impostos para financiar a guerra, levando os camponeses a se revoltarem contra a nobreza. O nome "Jacqueries" (ou revoltas de Jacques) foi dado pejorativamente pelos nobres, que chamavam os camponeses de "Jacques Bonhomme" (Jacques, o bom homem).
You can watch this video to learn more about the Jacquerie:
Causas
- Exploração feudal: Os camponeses eram forçados a viver em condições de servidão, sem propriedade das terras e com a maior parte da sua renda sendo retida pelos senhores feudais em forma de impostos.
- Crise do século XIV: A fome, a peste negra e a Guerra dos Cem Anos agravaram a crise, aumentando a miséria e a pressão por impostos.
- Proteção falha: Havia um ressentimento crescente contra a nobreza, vista como falha em seu dever de proteger a população durante a guerra.
Características
- Nome: A palavra "Jacqueries" deriva do termo pejorativo "Jacques Bonhomme" (Jacques, o bom homem), usado pela nobreza para se referir aos camponeses, ou do casaco curto, chamado "jaque", usado por eles.
- Natureza da revolta: As revoltas foram espontâneas, violentas e desorganizadas, marcadas por saques e ataques aos castelos e nobres.
Repressão
- A revolta foi brutalmente reprimida pelas forças da nobreza, com um exército de nobres reunidos pelo Rei Carlos II de Navarra.
- O líder da revolta, chamado de "Jack Bonam" ou "Guam K", foi decapitado após ser enganado em uma negociação.
Legado
- As revoltas demonstraram a profunda insatisfação camponesa e o desprezo que a nobreza, o clero e a burguesia sentiam pelos camponeses.
- Apesar da repressão, as Jacqueries se tornaram um símbolo da luta camponesa contra a opressão feudal.